Regras de Utilização

VAMOS ENTENDER COMO FUNCIONA?

 

A assistência médica compreende consultas e procedimentos médicos nas especialidades descritas no rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

As autorizações, em geral, podem ser expedidas na Assistência de Recepção e Protocolo deste PASTRT8 (copas.protocolo@trt8.jus.br), bem como diretamente pela rede Credenciada, devendo, para tanto, estar o beneficiário munido de documentos válidos de identidade e carteira virtual PAS (baixe-a pelo aplicativo PASTRT8), além da requisição médica e/ou paramédica dos procedimentos que serão realizados (assinadas, datadas e carimbadas pelo profissional requerente).

Em razão da pendemia, as autorizações e requisições médicas/paramédicas podem ser apresentadas junto ao credenciado de forma virtual (encaminhada ao e-mail do credenciado no ato do atendimento), desde que contendo todos os requisitos acima informados).

enlightenedCOPARTICIÇÃO PARA CONSULTAS e EXAMES

Para atendimentos eletivos de consultas e exames há coparticipação de 10% do valor total, o qual consta da respectiva guia de autorização, para pagamento direto ao credenciado no ato do atendimento. Ressaltamos que o valor a ser pago pelo Beneficiário deverá ser o constante da guia, recusando-se aao pagamento de qualquer outro valor diferente que lhe seja apresentado. Consultas e exames realizados em atendimentos de Urgência/emergência não há coparticipação.

A Autorização online ODONTOLÓGICA é expedida pelos Odontólogos credenciados ao PASTRT8 como Peritos ou pelo Setor de Odontologia deste TRT8.

 

enlightenedCIRURGIAS ELETIVAS, TRATAMENTOS ONCOLÓGICOS, HEMODIÁLISE ou OUTRAS DOENÇAS CRÔNICAS - As autorizações são solicitadas ao PASTRT8, com prazo médio para análise de 10 (dez) dias úteis, em razão da necessidade de apreciação pela sua Auditoria Médica. Para tanto, torna-se necessário o encaminhamento para copas.protocolo@trt8.jus.br da requisição médica de procedimento cirúrgico e laudos dos exames realizados (não precisa das imagens dos exames).

 

enlightenedSESSÕES - Os pedidos de autorização para sessões, conforme abaixo, para serem expedidas pela Assistência de Recepção e Protocolo deste PASTRT8 (copas.protocolo@trt8.jus.br), deverão estar acompanhados dos seguintes documentos:

  • FISIOTERAPIA, ACUPUNTURA, RPG e HIDROTERAPIA => laudo de profissional da área médica, contendo as devidas justificativas, previsão da duração de tratamento, frequência (se mensal/semanal), indicativo se trata de início ou continuação do tratamento;

  • PILATES => laudo expedido por médico das especialidades de Ortopedista, Reumatologista ou Neurologista, contendo as devidas justificativas, previsão da duração de tratamento, frequência (se mensal/semanal), indicativo se trata de início ou continuação do tratamento. Para as guias de sessões de Pilates é cobrado o percentual de 50% como coparticipação, a ser pago diretamente no Credenciado;

  • FONOAUIOLOGIA => laudo expedido por médico da especialidade de Otorrinolaringologista, Neurologista, Pediatra ou Geriatra, contendo as devidas justificativas, previsão da duração de tratamento, frequência (se mensal/semanal), indicativo se trata de início ou continuação do tratamento;

  • TERAPIA OCUPACIONAL => laudo expedido por profissional da área médica ou de psicologia, sendo que as 10 (dez) primeiras sessões poderão ser autorizadas diretamente pelo credenciado.

  • PSICOLOGIA => são expedidas diretamente pelos Credenciados da referida especialidade.

 

enlightenedATENDIMENTOS DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA - as autorizações on line são liberadas automaticamente pelos Credenciados, não havendo necessidade de aguardar consulta ou autorização do Plano. Ressalta-se que os Credenciados têm como identificar os atendimentos considerados de urgência/emergência.

 

enlightenedPACIENTES INTERNADOS - as autorizações são realizadas pela Auditoria Técnica (CSS), não havendo necessidade de aguardar consulta ou autorização do PASTRT8. Os médicos auditores da CSS atuam diretamente nos hospitais e clínicas conveniadas, e os serviços consistem no acompanhamento das internações por meio de visitas hospitalares in loco e análise prévia das contas hospitalares com base nos dados obtidos no prontuário médico.

Cabe à equipe de auditores avaliar e decidir quanto à concessão da autorização dos procedimentos solicitados após a internação, assim como prorrogações e prescrição de medicamentos e remoção em ambulância. 

 As visitas médicas serão realizadas conforme abaixo:

  • Paciente em UTI ou apartamento: 03 visitas por semana, sendo a primeira nas 24 horas iniciais (dias úteis) da data da internação.
  • Paciente psiquiátrico/dependente químico: 01 visita por semana, sendo a primeira nas 48 horas iniciais úteis da data da internação.
  • Pacientes internados, com a finalidade de realizar perícia ou avaliação inicial: até 48 horas após a solicitação do Contratante.

 

enlightenedAUTORIZAÇÕES CASSI e/ou UNIMED - as autorizações são de responsabilidade dos próprios convênios, devendo ser observadas as formalidades por eles utilizadas.

 

CASSI => a utilização do convênio é autorizada em todo o território nacional, observadas as exceções abaixo:

  • Não se pode utilizar em Belém e sua região metropolitana. Se utilizado, haverá cobrança do valor de 100% do valor dos procedimentos, acrescidos do valor integral da taxa de administração (20%);

  • A utilização nos estados do Pará e Amapá, somente terá COPARTICIPAÇÃO de 10% para consultas e exames, que será posteriormente ao uso cobrada por este Plano (não pagar ao credenciado). Nos estados do Pará e Amapá, não haverá cobrança da taxa de administração;

  • A utilização fora dos estados do Pará e Amapá implicam na cobrança da taxa de administração no percentual de 20% do valor total das despesas, a ser posteriormente ao uso cobrado por este Plano (não pagar ao credenciado).

 

UNIMED => a utilização do convênio é autorizada em todo o território nacional, observadas as exceções abaixo:

  • A utilização em Belém e sua região metropolitana é autorizada somente para consultas e atendimentos de urgência e emergência nos postos de atendimento UNIMED Belém (Doca, Batista Campos, Castelo e Ananindeua). Se utilizado para outros procedimentos, haverá cobrança do valor de 100% do valor dos procedimentos, acrescidos do valor integral da taxa de administração (12%). Em razão da pandemia, desde maio/2020, a utilização da UNIMED foi autorizada pera todos os procedimentos, inclusive internação, em Belém e região metropolitana, exceto para os exames COVID (RT-PCR e Sorologia IgG);

  • A utilização nos estados do Pará e Amapá, somente terá COPARTICIPAÇÃO de 10% para consultas e exames, que será posteriormente ao uso cobrada por este Plano (não pagar ao credenciado). Nos estados do Pará e Amapá, não haverá cobrança da taxa de administração;

  • A utilização fora dos estados do Pará e Amapá implicam na cobrança da taxa de administração no percentual de 12% do valor total das despesas, a ser posteriormente ao uso cobrado por este Plano (não pagar ao credenciado).

 

É BOM LEMBRAR QUE...

 

  • Caso algum procedimento não seja autorizado ou apresente status “em análise”, solicitamos que entre em contato com o PASTRT8 (4008-7171) para maiores esclarecimentos. Não precisa vir ao PAS, muitas vezes podemos resolver essas pendências na hora por telefone. A intenção é regularizar o atendimento de imediato;
  • O prazo de validade dos pedidos médicos é de 60 dias, bem como as autorizações fornecidas pelo PASTRT8.
  • Não serão aceitas requisições médicas ou paramédicas sem a assinatura do profissional responsável, carimbo, ou com campos básicos não preenchidos (nome do beneficiário, data do atendimento, etc), sendo aceitas as apresentadas em outros modelos de requisições (receituário próprio do profissional, CASSI ou UNIMED, por exemplo);
  • Os laudos médicos apresentados poderão indicar no máximo 20 (vinte) sessões, devendo, em caso de necessidade de continuidade do tratamento, reavaliação do respectivo médico. Os laudos que apresentarem a informação de tratamento contínuo ou semelhante, são considerados para a autorização do limite acima informado.